terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ética e Profissões - Melba Nadais Aidar - Arquitetura e Urbanismo


A área escolhida pelo nosso grupo foi a Arquitetura e Urbanismo. Para a realização do trabalho entrevistamos a arquiteta Melba Nadais Aidar, formada pela FAUS – Unisantos que proporcionou uma agradável conversa.

1) Por que você escolheu a faculdade de arquitetura?
Olha, na verdade eu acho que nasci gostando. Hoje, eu vejo a dificuldade dos jovens nesse período de escolha da profissão. Quando eu tinha 10 anos, eu ganhei em primeiro lugar em um concurso de desenho do dia da árvore entre as escolas. Então eu acho que desde criança eu já gostava de desenhos, me interessava, copiava desenhos de gibi. Sempre fui muito ligada ao desenho, minha mãe queria que eu fizesse ballet, mas eu preferi fazer um curso de desenho. Então, por ser a arquitetura um curso muito ligado à área de desenho, eu nunca tive muita dúvida com relação à minha profissão.

2) Quais são as áreas da arquitetura, e em qual você atua?
Você pode atuar com patrimônio histórico, uma área que nunca me interessou muito, mas acho incrível. É super importante ter arquitetos voltados para essa área, como podemos ver no centro de santos, depois de restaurados os edifícios ficam super lindos.
Parte de planejamento urbano, em outra linguagem, cuida da cidade. Acho interessante trabalhar com avenidas, ruas, trabalhar, provavelmente, dentro de uma prefeitura e planejar a cidade. Em alguns lugares você projeta até como a sua cidade vai crescer, para não ter um crescimento desordenado da cidade. Na faculdade, havia o curso de Arquitetura e Urbanismo, hoje em dia nem todas as faculdades são assim. No meu caso, eu escolhi as áreas de edificações e de planejamento urbano, mais especificamente, a área de interiores.
Um dos primeiros trabalhos que eu fiz pra faculdade, eu e o meu grupo passamos noites em claro fazendo o trabalho e quando entregamos para o professor, ele só fez um comentário: “Isso aqui está parecendo uma bandeja cheia de empadinhas”. Na hora, eu tive vontade de chorar, fiquei super triste. Mas hoje, eu entendo que o projeto tem que ter harmonia, em primeiro lugar, os elementos têm que conversar uns com os outros, entendeu? A tal bandeja que ele falou, foi porque a gente colocou uma coisa aqui, outra ali, as coisas não conversavam, não combinavam. Então um projeto, em qualquer área da arquitetura, tem que ser integrado, harmônico. Depois a gente vai se lapidando, conforme passa o curso, e agora eu entendo, mas no começo foi um choque... Eu ficava pensando: “meu deus, o que quer dizer uma bandeja cheia de empadinhas?”

3) O que você acha do campo de arquitetura na baixada Santista?
A área que eu atuo, é uma área muito trabalhosa. Normalmente o projeto é comercial, porque em Santos, há o hábito de se transformar casas residenciais em comerciais, o que exige toda uma mudança na arquitetura da casa. Eu gosto bastante, estou até fazendo um projeto relacionado a isso. É muito gostoso, você pode exteriorizar mais, usar mais coisas que você aprendeu na faculdade. Aqui em Santos acabamos tendo que ir mais pra essa área de interiores, porque não tem muita opção de construção. Santos está complicado na arquitetura em si, porque as construtoras vêm de São Paulo já com projetos prontos, arquitetos, decoradores, com o bolo pronto!
Essa área está difícil hoje em Santos, porque se fundiu arquiteto e decorador em uma coisa só e todas as lojas de móveis e até mesmo marmorarias já têm arquitetos próprios, acabando com a necessidade de você contratar um arquiteto para acompanhar na decoração. Mas, se o cliente quiser um projeto mais bem planejado, personalizado, ele contrata um arquiteto. Têm arquiteto demais no mercado, assim como em qualquer outra profissão. Mas o que importa mesmo é você gostar e se sentir bem naquilo que você faz e correr atrás do seu sonho, sabe?

4) E quanto à remuneração da profissão?
Olha, depende. Como qualquer profissão, de profissional liberal, em qualquer área, tem épocas que você tem bastante trabalho e tem épocas que você tem menos. Lógico que quem tem mais tempo de estrada acaba tendo mais clientes por ser mais experiente e acaba sendo mais bem remunerado. Você tem que fazer o seu caminho, subir degrau por degrau. Não pode ficar perdendo tempo, tem que começar um estágio logo que começa a faculdade, sem preguiça!

5) Qual a sua opinião com relação à ética numa profissão?
A ética é essencial! Hoje em dia, é até complicado falar sobre a ética em qualquer circunstância, é só falar da política.
Você tem que ter postura, trabalhar direitinho, ter respeito pelo profissional, por seus colegas. Hoje em dia é uma briga de cachorro grande aí fora, então eu acho que a gente tem que abrir o nosso espaço eticamente para poder andar depois com a cabeça erguida, para as pessoas te olharem com um olhar de admiração na rua e não com um olhar de crítica por algo que você tenha feito, até com seus colegas. Eu acho que temos que fazer tudo para ser admirado como bom profissional.
Você lesar alguém, sendo muito ou pouca gente, é uma coisa que depois vai pesar para você mesmo, sabe? Acho que você tem que manter uma postura firme e não prejudicar o outro pelo seu sucesso. Às vezes, você até fica meio na dúvida, porque parece que você vai se dar melhor indo por outro caminho, mas a satisfação no final não é a mesma.


Relatório

Essa entrevista foi muito útil para esclarecer duvidas, e nos mostrar as diversas áreas que o curso de Arquitetura e Urbanismo têm. Incentivou-nos a exercer a profissão, e nos mostrou como ter a dignidade que um bom profissional deve ter. Nos mostrou também a disponibilidade do mercado, bem como seus benefícios e perigos.
Obs.: A Fernanda, integrante do grupo, não aparece na foto, pois é ela quem esta tirando


Alessandra nº01
Fernada 09
Joele 18
Juliana 20

Nenhum comentário: